NOSSO PRINCÍPIO

“PARNAMIRIM dos SONHOS" é idealizado para permitir que nossa cidade, Parnamirim, mostre seu potencial e valores para o mundo. O Blog pretende, junto com você, pensar propostas que vislumbrem uma Parnamirim melhor no tocante a estilo de vida, notadamente nas questões econômicas, sociais e no que diz respeito a sustentabilidade.

Juntem-se aos nossos princípios e vamos viver na PARNAMIRIM dos SONHOS!

14 de ago. de 2012

Campanha de Conscientização no Trânsito para Motociclistas.

Para o motociclista Preferencial é a Vida!!!


Todos gostam de falar em preservar a vida, mas poucos ouvem as notícias e estatísticas, assustadoras, com alto índice de acidentes, morrem mais pessoas anualmente no trânsito Brasileiro que em todas a guerras e guerrilhas do mundo.
Muitas vidas jovens partiram para sempre!
Será que estamos sendo conscientes e prudentes no trânsito ? Estamos fazendo a nossa parte ?

     
Modo Errado de Pilotar
- Regras básicas de segurança para o motociclista:

1° Pilote equipado Sempre!
2° O pedestre tem a preferência sempre! mesmo fora da faixa de segurança.
3° Só ultrapasse onde é permitido e sempre pela esquerda.
4° Nunca transite no acostamento, calçadas ou canteiros divisores da pista.
5° Mantenha a velocidade regulamentada para a via, andar mais rápido ou mais devagar pode provocar acidentes.
6° Verifique se tem combustível suficiente antes de iniciar o percurso.
7° Preste atenção no trânsito ao seu redor, use os espelhos retrovisores sempre, cuidado maior ao virar.
8° Antes de pilotar confira os pneus, freios e luzes.
9° Seu estado emocional é muito importante, não pilote se estiver irritado, ansioso ou embriagado.
10° Guie suavemente, sem arrancadas ou freiadas bruscas.
11° Sinalize com antecedência sempre que for ultrapassar, trocar de pista ou virar, use os piscas e braços.
12° Treine a pilotagem com o garupa para não ter surpresas.
13° Use o farol aceso sempre!
14° Procure ver e ser visto pelo condutor a frente.
15° Mantenha a distância regulamentar do veículo a frente, geralmente 30 metros.
16° Ocupe o mesmo espaço de um automóvel na via, evite costurar com o trânsito em movimento.
17° Muito cuidado ao pilotar na chuva ou com piso molhado, dobre a distância de frenagem.

     - Dicas úteis para o motociclista
 

1* Não trafegue nos ângulos mortos dos veículos a frente, procure ver o condutor pelos espelhos retrovisores dele, assim saberá que ele também o está vendo.
2* Ao ultrapassar ônibus em paradas para embarque e desembarque de passageiros, certifique-se de que ninguém vai cortar seu caminho saindo da frente do ônibus. guarde distância. Se possível trafegue pelo meio da rua.
3* Cuidado com a bola que vem rolando pela rua. atrás da bola sempre vem uma criança.
4* Carros estacionados no meio-fio tendem a arrancar, principalmente se houver alguém sentado à direção. guarde distância. Se possível trafegue pelo meio da rua.
5* Ajuste e afivele a jugular do capacete firmemente. Capacete solto pode ser projetado para fora de sua cabeça no instante da freiada, e dar lugar a um traumatismo craniano no momento do acidente.
6* Cuidados na chuva: pare a moto. coloque o abrigo de chuva (enquanto isso a chuva lava a pista e retira aquela pasta de areia+água+oleo que pode fazer você derrapar e cair. Reinicie o deslocamento diminuindo a velocidade e lembrando que a distância de frenagem total irá aumentar.
7* Use luvas. Elas evitam que suas mãos escorreguem do guidom e protegem sua integridade física se por acaso se envolver em um acidente.
8* Roupa protetora: a roupa adequada para andar de moto é justa, feita de couro, jeans, cordura, tecidos resistentes e coloridos. O uso de capacetes de cores vivas e sapatos fechados complementam os equipamentos de proteção do motociclista e do garupa. De preferência a capacetes fechados, com queixeira, viseira e selo de qualidade do INMETRO. Em capacetes sem viseira é obrigatório o uso de óculos de segurança
9* Óleo diesel na pista = queda !!! Tenha cuidado! De manhã cedo observe as saídas de garagens de ônibus e caminhões, onde sempre existe óleo no chão. Junto as paradas de ônibus e pedágios, nos horários de pique, esteja atento ao diesel derramado. Nos dias de chuva esteja alerta ao ver as cores do arco-íris sobre a pista de rolamento! Isso é diesel.
10* Andando por ruas ou estradas, observe a existência de óleo, areia ou água corrente nas curvas do caminho. qualquer uma destas circunstâncias podem resultar em acidente para o motociclista, com graves conseqüências.
11* Conversão à esquerda. é a pior situação para a motocicleta. Por sua rapidez e maneabilidade, a motocicleta oferece maior segurança se fizermos 3 conversões a direita.
12* Postura: boa postura na condução da motocicleta assegura uma melhor estabilidade, menor esforço nas manobras e melhor disposição do peso entre as duas rodas, assegurando melhor frenagem.
13* Reduza a velocidade antes de entrar nas curvas, usando a caixa de marchas e o sistema de freio da motocicleta.
14* Freio dianteiro: lembre-se em pequenas manobras e dentro das curvas, jamais use o freio dianteiro. ele poderá fazer você cair.
15* 70% freio dianteiro e 30% traseiro. esta é a proporção correta de aplicação dos freios na motocicleta. Dentro das curvas, tente freiar antes, mas se precisar freiar dentro da curva: utilize mais o freio traseiro, treine esta situação.
16* Quando você “lacra” o freio, você trava a roda, tira a estabilidade dinâmica da motocicleta e cria condições para a queda da motocicleta.
17* Uso do apoio lateral (pézinho): cuidado com os dias de calor (o asfalto pode derreter e a moto cair); não deixe a moto no apoio lateral com a roda dianteira voltada para a descida de uma ladeira, a moto pode andar para frente e cair. Cuidado com terreno arenoso ou gramado ou ainda no barro. o apoio lateral afunda e a moto cai.
18* Nos casos de dúvida: ceda a preferência!
19* Entre a rapidez e a segurança, prefira sempre a segurança
20* Derrapagem programada. ela pode salvar a sua vida.
21* Solte a moto somente depois da queda. não tente se jogar da moto antes do acidente, não deixe de soltar a moto após a queda, senão pode ser pior.
22* O carona deve se posicionar junto ao piloto, auxiliando no equilíbrio e na condução da moto. Crianças com menos de 7 anos na garupa é perigoso e proibido por lei.
23* Atenção ao limite de decibéis estabelecido pela legislação ao modificar o cano de descarga original.
24* Quando a pista estiver molhada ou em estrada de chão embarradas, a calibragem dos pneus deve ser diminuída para adequar-se a situação, melhorando a aderência.
25* Evite pilotar a noite, caso seja inevitável, tenha atenção redobrada, de noite todos os gatos são pardos!
26* Não somos perfeitos, somos todos falhos e por isso necessitamos que alguém, de vez em quando nos alerte para os erros que possamos estar cometendo.
27* Vamos ter coragem de dizer não para todas as provocações, e para todas as tentações de andar  mais rápido do que nosso discernimento e bom senso.
28* Afinal o que nos difere do animal? Porque dizer que o homem é racional se não consegue julgar valores como a vida e a morte quando sobe em uma motocicleta?

Apoio:
Departamento Municipal de Trânsito.
Brigada Militar
Secretaria Municipal de Esporte

Fontes:
Oscar de Oliveira Ramos Neto, João Alberto Machado dos Santos, Alexandre Sampaio, Joel Ribeiro.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado as publicações neste BLOG, e muito me alegra ver a preocupação em se manter um estilo diferente e de alto nível no que é apresentado. Muito me alegra ter nascido em Parnamirim.

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